PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Será que preciso de ajuda psicológica?

Na verdade, no mundo conturbado em que vivemos, todos os seres deveriam buscar ajuda profissional em algum momento de suas vidas. Há momentos de grande tensão que muitas vezes não conseguimos suportar sozinhos ou com ajuda de familiares e/ou amigos. Por exemplo: véspera de uma prova difícil, um concurso público que você se preparou por meses; um vestibular muito concorrido, etc. são situações que com algumas sessões de psicoterapia você poderá estar preparado psicologicamente para obter bom resultado. O que estou querendo mostrar é , que nem sempre buscamos ajuda de um psicólogo porque estamos com depressão ou por outros problemas mais graves.
A psicologia pode contribuir sensívelmente para aliviar nossas dores emocionais e físicas (psicossomáticas)quando reconhecemos que somos falíveis, frágeis e precisamos de ajuda.

Conforme a psicanálise nos ensina, nosso cérebro aprendeu a "driblar" grande parte dos nossos problemas emocionais, oferecendo-nos algumas alternativas para nos sentir aliviados em determinadas situações ansiogênicas. São os Mecanismos de Defesa. Leia atentamente a descrição dos principais mecanismos e faça uma auto-avaliação. Reflita e, se for o caso , não exite. Busque ajuda!

As universidades (públicas e particulares) em todas as capitais e grandes centros urbanos mantém um serviço gratuíto de atendimento psicológico, sem contar com a rede pública de saúde onde as pessoas são generosamente atendidas e, em muitas situações evitando-se o agravamento do problema.





EXERCÍCIO DE AUTO-AVALIAÇÃO

De acordo com os mecanismos abaixo, faça uma auto-avaliação identificando os mecanismos que você utiliza no seu cotidiano e indique a frequência (1 ou 2 vezes por semana/mês/ano) e a intensidade (0 a 10)

MECANISMO DE DEFESA FREQUÊNCIA INTENSIDADE

1. REPRESSÃO...................

2. REGRESSÃO..................

3. PROJEÇÃO...................

4. NEGAÇÃO....................

5. FORMAÇÃO REATIVA...........

6. AGRESSÃO...................

7. SUBLIMAÇÃO.................

8. REAÇÃO DE CONVERSÃO........

9. RACIONALIZAÇÃO............

10. IDENTIFICAÇÃO............


OBS. CASO VOCÊ RECONHEÇA MAIS DE 3 MECANISMOS COM INTENSIDADE ACIMA DE 8 E FREQUÊNCIA SUPERIOR A 2 VEZES POR SEMANA, ESTÁ NA HORA DE PENSAR EM BUSCAR AJUDA PSICOLÓGICA.