PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

AUTOESTIMA

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA ATRAVÉS DO AUTOCONCEITO E DA  AUTOCONFIANÇA

                                                                                                                                                    By: VMC
De acordo com as descobertas da psicologia, a autoestima, autoconceito e autoconfiança formam o tripé que estrutura  nossa personalidade.  Sabemos também que esses conceitos são internalizados ao longo da convivência em nosso meio familiar ou seja: construímos nossa autoestima, autoconfiança e nosso autoconceito a partir das avaliações que ouvimos sobre nós dos nossos pais, irmãos, parentes, e/ou figuras de valor como, nossos primeiros professores.
Os mecanismos psicológicos responsáveis pela construção desses conceitos estão intimamente ligados ao cérebro direito (emoção) pois, quando criança, dependemos inteiramente dos adultos que nos educa, nossos familiares principalmente.  Dessa forma, se uma criança nasce em uma família minimamente estruturada, com direito ao afeto e respeito, sua percepção sobre ela mesma, pode contribuir para uma autoestima equilibrada no futuro. Ao chegar a escola, mesmo que o ambiente não  lhe seja tão propício, ainda assim, estará bem embasada para sobreviver às críticas de outras crianças e até mesmo superar qualquer tentativa de modificar essa realidade para a criança. Tal criança dificilmente será vítima de bullying.
Os dois outros componentes desse tripé (autoconceito e autoconfiança), advém de uma boa estrutura da autoestima. Se ensinamos a uma criança desde sua tenra idade, que ela é importante, inteligente, competente e, principalmente que ela é amada, daremos a ela,  o princípio básico da integridade do ego. Nesta altura, você poderá questionar então: e aquelas crianças que não tiveram essa oportunidade? Por inúmeros motivos não tiveram pais ou cuidadores amorosos? Já estão adultos, e permanecem com esse tripé completamente capenga? O que se pode fazer? Esse é o objetivo desse artigo. Sugerir algumas estratégias, técnicas e atividades, geralmente propostas em psicoterapia embasada na  Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Continua....