PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

terça-feira, 31 de julho de 2012

COMUNICAÇÕES INTERPESSOAIS

COMO SE COMUNICAR COM EFICÁCIA E EFICIENCIA COM TODOS A SUA VOLTA.


BY: VMC

De acordo com a neurolinguísticas, as pessoas estão subdivididas em 3 grandes grupos: os Cinestésicos, os Visuais e os Auditivos. Isso não tem nada a ver com inteligência, porém, tudo a ver com o ambiente em que foram criadas, educadas e desenvolvidas. Obviamente que os componentes genéticos continuam atuando porém, os aspectos do ambiente, são determinantemente para caracterização desses padrões. Lembrem-se que trata-se de padrões universais. Assim, tente analisar e buscar algumas dessas características em você. Caso não concorde totalmente, recomendo buscar uma psicoterapia com um profissional especialista na área. Assim, com certeza poderá desenvolver tais características para se transformar em um ser mais comunicativo e, consequentemente, um ser mais feliz!

Principais Características das pessoas predominantemente Cinestésicas:

• São reconhecidas pela maneira como elas parecem estar presentes em seu corpo ativo e pelos olhos tímidos, sensíveis
• Parecem estar em constante movimento, mesmo sentadas, raramente ficam quietas.
• Preferem se relacionar com o mundo primeiramente de alguma forma palpável. (Tocando, provando, cheirando ou experimentando) qualquer coisa nova com as mãos ou com o corpo inteiro.
• Tendem a ser bem coordenadas, atletas natas que gostam de esportes competitivos, com um estoque interminável de energia física.
• Aprendem com facilidade as coisas que envolvem o uso do corpo e os seus movimentos são fortes, firmes, diretos e detalhado.
• Gostam de trabalhar com as mãos, consertando carros, mexendo com madeira.
• São realizadores competentes e preferem ficar em pé agindo do que sentados. Em geral têm uma surpreendente energia física e fazem as coisas de maneira lógica.
• são capazes de acessar e verbalizar sensações corporais de forma específica, organizada. Elas podem dizer exatamente onde dói a cabeça, que músculo da perna está distendido ou, precisamente, onde querem que você coce as suas costas.
• O conforto físico é muito importante para elas. Não medem esforços para encontrar a cadeira certa, a posição correta para sentar ou para encontrar roupas com o peso e a textura corretos.
• O toque ocorre natural e facilmente para a maioria é uma forma de conexão, casual, porém importante.
• Precisam tocar e ser tocados . Estão profundamente conscientes das suas emoções. Mas, você nada saberá o que estão sentindo pelo seu rosto. Eles podem ter um rosto sem expressão e o corpo fala por eles. Pela sua maneira de ficar em pé, movimentar-se ou tocar.
• Os gestos geralmente antecedem as palavras, como se o movimento os ajudasse a conduzi-las para fora, como a batuta de um maestro.
• Gostam de falar do que fazem, como fizeram e como se sentiram fazendo.
• Tendem a se aborrecer com facilidade na discussão de idéias abstratas. Entretanto, são muito eficazes falando de ações, usando muito vocabulário cinestésico – palavras e frases que descrevem ações ou sentimentos, como “tenho a sensação”. “como isso afeta você?” ou “ Eu não consigo mexer nesse assunto”.
• Podem encerrar uma conversa dizendo: “ apanho você mais tarde” ou “vamos nos ver logo”. Frequentemente, usam metáforas cinestésicas ao falar: “Arremesse rápido e com força, como uma bala”.
• A atividade física é uma importante saída emocional e energética para essas pessoas, pois geralmente elas têm muita energia acumulada.
• São especialmente habilidosos para ensinar as pessoas a fazer coisas, pois para elas é fácil traduzir a ação em palavras. Muitas vezes, querem convencer os outro a fazer a coisas do seu jeito.
• Preferem desviar o olhar, lançando olhares ocasionais para a pessoa com quem estão conversando. Quando precisam “olhar” alguma coisa durante muito tempo, os olhos ficam distantes ou vidrados.
• Eles podem escutar atentamente, fazendo pouco ou nenhum contato visual, mesmo quando estão ocupados fazendo alguma outra coisa.

OBS. Melhor maneira de se comunicar com um Cinestésico é: abraçando, beijando, ensinando a fazer!


Principais características de pessoas predominantemente VISUAIS:

• São visualmente meticulosos;
• Não conseguem pensar quando há desordem visual;
• Geralmente tem letra legível; soletra bem e é hábil na revisão de TEXTOS;
• Geralmente gostam de desenhar e criar coisas detalhadas;
• Dependem de lembretes escritos; listas, instruções e orientações para manter-se bem organizados;
• Relacionam-se melhor com os outros pelo contato visual; significa dizer que deve olhar em seus olhos quando se comunicam;
• Geralmente lembram-se do rosto das pessoas, mas não dos nomes;
• Geralmente têm excelente coordenação entre olhos-mãos; e olhos-corpo;
• Aprendem melhor observando uma demonstração ou lendo as orientações de uma tarefa e posteriormente experimentando como executá-la;
• São facilmente influenciados pelo que dizem a seu respeito;
• São profundamente influenciadas pelas imagens visuais
externas. Olhares desagradáveis, indicando julgamento ou crítica, podem ser muito mais dolorosos do que castigos físicos ou verbais. Mesmo a aparência da comida num prato pode ser ofensiva para elas. Igualmente, sorrisos e olhares de apreciação podem deixar uma impressão duradoura.
• Bilhete, cartões ou imagens escritas ou desenhadas também
podem afetá-las durante muito tempo.
• Lembram-se mais facilmente daquilo que viram ou leram.
• Algumas dessas pessoas são leitores vorazes, enquanto outras têm eterna dificuldade, dependendo de como são ensinados.
• Gostam de fazer muitas anotações em reuniões. Para elas, é fácil escrever quase que palavra por palavra daquilo que ouviram. Memorizam com mais facilidade escrevendo alguma coisa rapidamente. Em geral, têm muito interesse pelo funcionamento das coisas, desde máquinas complexas até o corpo humano.
• Estão conscientes das sensações do seu corpo. Igualmente, têm acesso fácil aos sentimentos. Também podem captar os sentimentos e sensações das pessoas ao seu redor.
• Quando podem ver e experimentar as suas opções geralmente conseguem saber o que é certo. São excelentes colaboradores e grande parte da sua vida gira em torno da criação de conexões de diversos tipos.
• Normalmente, preferem trabalhar em grupos ou fazer parte de uma equipe a trabalhar sozinhos. Seu estilo de liderança visa manter as conexões entre as pessoas.
• As pessoas deste padrão usam muito vocabulário visual – palavras que pintam imagens e frases que incluem: ver, olhar, mostrar, imaginar. “Posso imaginar isso” ou “vejo você mais tarde”. Tendem a fazer perguntas intermináveis que não têm respostas. Com frequência, ao tentarmos respondê-las, a sua resposta começa com “sim, mas...”
• As pessoas deste padrão usam muito vocabulário visual – palavras que pintam imagens e frases que incluem: ver, olhar, mostrar, imaginar. “Posso imaginar isso” ou “vejo você mais tarde”. Tendem a fazer perguntas intermináveis que não têm respostas. Com freqüência, ao tentarmos respondê-las, a sua resposta começa com “sim, mas...”

OBS. Se comunicam melhor olhando, olho-no-olho. Aprendem mais lendo e fazendo logo após a demonstração.


Principais características dos predominantemente auditivos:

• Seu canal auditivo é muito literal. Conseguem perceber no tom da voz o sarcástico e magoam-se facilmente quando interpretam que trata-se de criticas. Fortemente influenciado pela “fofoca”;
• Alerta com as palavras, visualmente sensível
• Interage facilmente por meio da fala;
• Possui um vocabulário extenso;
• Fala com muito sentimento e ritmo
• Gosta de dizer aos outros o que devem fazer (líder natural)
• Dificuldades em manter contato visual;
• Vê o quadro inteiro;
• Faz desenhos simples;
• Escrita confusa, estilo único;
• Energia reprimida longo abaixo da superfície;
• Inicialmente, pode ser cauteloso com relação ao toque;
• Possível dificuldade para ler, escrever e soletrar;
• Pode aprender idiomas (de ouvido) com maior facilidade
• Interrompe os outros ao falar;
• Pode magoar as pessoas com sarcasmo, piadas;
• Difícil encontrar satisfação, transformando visões em realidade;
• Pensador, visionário;
• Deseja inspirar os outros;
• Gosta de contar histórias;
• Bom no ensino de atividades, explicação de movimentos;
• Pode perceber imediatamente o todo de alguma coisa;
• Raramente consciente de imagens visuais;
• Pode aprender bem por meio de discussões
• Dificuldade para encontrar saídas positivas para a energia;
Frustrações
• Dificuldade para lidar com informação visualmente detalhada; Talentos naturais , deseja que as ações sejam úteis para os outros;
• De vez em quando, especialmente em grupos grandes, eles podem ficar calados e isolados. Para eles, é difícil falar sem pensar. Quando falam pode haver longas pausas entre as palavras ou frases e podem ficar confusos e “sair do ar” quando são obrigados a escutar durante longos períodos ou quando lhes perguntam a respeito daquilo que ouviram.
• Por outro lado, na companhia de uma ou duas pessoas,
• Eles podem esquecer nomes , mas são ouvintes atentos e bastante sensíveis ao tom de voz e as inflexões.

OBS. Tem uma grande facilidade de selecionar as palavras certas para enaltecer e/ou ferir profundamente as pessoas que as cercam. Aprendem melhor ouvindo e depois fazendo. Podem ser excelente oradores. Como alunos, preferem aulas expositivas.

Conclusão: as pessoas são predominantemente CINESTÉSICAS: Sensações, tato, concreto VISUAIS: ver, imagens, desenhos, esquemas e fotografias.
AUDITIVAS: sons, músicas, som das vozes, exposições orais. Isso nada tem a ver com inteligência, e/ou amor. Tem tudo a ver com nossas características individuais e ambientais.
Descubra o canal encantado de seus entes queridos e, vá a luta! Seja o promotor, o motor e/ou o motivador da comunicação eficaz. Em outras palavras, seja FELIZ EM SUAS COMUNICAÇÕES e RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

Referencias bibliográficas:

1. PNL – A NOVA Tecnologia do Sucesso
Steve Andreas e Charles Faulkner
Editora Campus

2. Introdução à Programação Neurolingüística
Como entender e influenciar pessoas
Joseph O' Connor e John Seymour
Summus editorial

3. A Estrutura da Magia
Um livro sobre linguagem e terapia
Richard Bandler e John Grinder
Zahar Editores

4. Usando sua Mente
As coisas que você não sabe que não sabe
Richard Bandler
Summus Editorial