PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quarta-feira, 30 de março de 2016

A DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRA, PSICÓLOGO E PSICANALISTA

          Caros internautas,

           Já publiquei diversos artigos sobre esses profissionais e suas respectivas atuações no campo do comportamento humano porém, ainda existem muitas dúvidas e muita confusão quando o tema é Comportamento Humano. Resolvi publicar uma opinião escrita por um Psiquiatra o Dr. José Ricardo Pinto Silva, que no seu blog registra esse texto. Se lhe interessar, podemos abrir aqui mais um debate para que os pontos de vistas do psicólogo e do psiquiatra seja melhor esclarecidos ok? 

Obs. só para esclarecer mais uma vez:

  • Quem procura um psicólogo não é louco.
  • Quem procura um psiquiatra também não é louco.
  • Quem procura ajuda desses profissionais são pessoas cujas doenças são mentais. algumas necessitam de medicamentos (psiquiatra), outras tantas, podem ser solucionadas com psicoterapia (psicólogo).  
  • Quem recebe a ajuda do psiquiatra e faz psicoterapia é um felizardo! tem 100% de chance de solucionar e/ou controlar seus problemas mentais e continuar atuando equilibradamente na sociedade produtiva e afetiva.

                                                                              VMC


A DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRA, PSICÓLOGO E PSICANALISTA

3 03UTC fevereiro 03UTC 2016 - Posted by: José Ricardo Pinto Silva 
O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.
O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.
O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.
O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.
O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Publicado em http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/psiquiatra-psicologo-psicanalista.htm



O que é a Psiquiatria?
É uma área relativamente nova da ciência médica. Nos últimos anos tem havido um grande avanço na compreensão da bioquímica cerebral das emoções e do comportamento humano. Sendo assim, a psiquiatria hoje possui um bom arsenal terapêutico, de comprovada eficácia para a grande maioria dos diagnósticos.

Quais os diagnósticos mais frequentes?
Transtornos depressivos;
Transtornos ansiosos: pânico,transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada, fobia social, outras fobias);
Transtornos afetivo bipolar;
Dependências químicas;
Déficit de atenção, com ou sem hiperatividade;
Transtornos somatoformes (hipocondria, fibromialgia, etc);
Transtornos alimentares (Bulimia, Anorexia, Compulsão alimentar);
Transtornos esquizoafetivos, Esquizofrenia e Demências.

Quais os tipos de tratamento?
À partir de uma avaliação detalhada do paciente, junto com familiares, decidimos a forma mais indicada, de acordo com diagnóstico e características pessoais. Os tratamentos mais utilizados são os farmacológicos (medicamentos) e as psicoterapias (psicanalítica, cognitiva ou comportamental), de acordo com cada caso específico.