PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

sábado, 25 de agosto de 2012

comemoração do dia do PSICÓLOGO


A maior Psicologia do mundo faz 50 anos

Ato Solene no Senado Federal comemora o cinquentenário da profissão
Em seu discurso, o presidente Humberto Verona, fez uma retrospectiva histórica da profissão, mostrando um panorama da atuação das psicólogas e psicólogos desde a aprovação da Lei nº 4.119, em 1962, que regulamentou a profissão. "É irrefutável o progresso que a Psicologia como ciência e profissão alcançou nos últimos tempos neste país, reflexo da preocupação humana n a busca da compreensão dos processos subjetivos presentes na vida moderna".
Verona também destacou a responsabilidade da psicologia nas transformações sociais. "A Psicologia assume novos papéis à luz dos direitos coletivos, direitos humanos e sociais. A atividade das psicólogas e psicólogos passa a se articular com as lutas sociais e têm sido incansável na denúncia de todo e qualquer tipo de violação de direitos", afirmou.
"Ao voltarmos nesta Casa, depois de 50 anos, estamos aqui de outro jeito, voltados à sociedade brasileira. Com coragem, ousadia, criatividade, fomos capazes de inaugurar uma nova Psicologia que não teve medo de se associar aos psicólogos/as." É o que disse, emocionada, a psicóloga doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ex-presidente do CFP Ana Bock durante Ato Solene no Senado Federal em homenagem aos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil.
O compromisso social da Psicologia, destacado por Ana Bock durante sua fala, marcou a solenidade que lotou o auditório Petrônio Portella no Senado Federal, na última quinta-feira (23/8).
A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que é psicóloga e vice-presidente do Senado, sugeriu a homenagem à Psicologia na Casa e comandou os trabalhos ao lado de Ana Bock, do presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, da presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, do ex-ministro de Direitos Humanos, diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi e do vice-presidente de negócios dos Correios José Furian Filho, além de Ana Bock.
A senadora parabenizou o Conselho pelas conquistas históricas nos últimos 50 anos e destacou a atuação das psicólogas e psicólogos como instrumentos para promoção de harmonia na sociedade. "A grande função do psicólogo é a de promover harmonia e tornar a sociedade mais justa", afirmou. A senadora enfatizou, ainda, o poder de mobilização do CFP ao reunir mais de 500 pessoas na solenidade. "É muito significativo ver este auditório lotado, em um dia festivo como este para a profissão".
A presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, destacou as lutas e conquistas da categoria ao longo dos anos. "Temos importantes conquistas recentes como a aprovação da jornada das 30 horas na Comissão de Seguridade Social e Família. E estamos na luta incansável contra o ato médico. Quando falamos em ato médico queremos incentivar outros colegas a também se mobilizarem, pois estamos falando no respeito a todas as profissões", enfatizou.
O ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi mencionou a importância da atuação do Conselho na defesa dos Direitos Humanos. "O CFP liderou a busca pelas discussões em torno dos direitos humanos e é extremamente responsável pela amplitude da luta antimanicomial. Graças à atuação do Conselho os direitos humanos podem seguir comemorando com a garantia de que a democracia brasileira vai avançar", finalizou.
Selo comemorativo
Os 50 anos da psicologia foram eternizados na filatelia brasileira. Em homenagem à data, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo e um carimbo comemorativos. Os selos personalizados trazem um Ipê amarelo com o mapa do Brasil e do outro lado a marca comemorativa dos 50 anos. Já o carimbo traz a frase usada pelo Conselho nas comemorações: "50 anos da psicologia: muito a comemorar, muito mais a fazer".
Segundo o vice-presidente de negócios dos Correios, José Furian Filho, as peças filatélicas além de circularem nas correspondências de todo o Brasil, vão enriquecer o acervo histórico da empresa. "A psicologia vem se expandindo marcada pela luta dos direitos humanos. O selo vem perpetuar o cinquentenário e esse momento festivo".
As peças, emolduradas, foram entregues para todos os integrantes da mesa.
Assista a seguir trechos marcantes dos discursos dos integrantes da Mesa:

Dia Nacional da BVS-Psi: Explorando a BVS

Para comemorar o Dia Nacional da BVS-Psi, que neste ano será lembrado no dia 28 de agosto de 2012, será realizada uma transmissão pela IPTV (USP) a partir das 14h30, com exemplos de buscas práticas na Biblioteca Virtual em Saúde, que vão ajudar os usuários do serviço a aproveitar melhor o que a BVS oferece.
A ideia surgiu a partir de dúvidas levantadas no debate online realizado em 2011 (clique e assista). Para responder às questões que ficaram do debate, além de outras que poderão ser encaminhadas por email (dianacionaldabvspsi@gmail.com) durante a transmissão, serão convidados professor (a), aluno (a) de pós-graduação, de graduação, um psicólogo (a) e uma bibliotecária.
Venha você também explorar a BVS-Psi!
Saiba mais:
O Dia Nacional da BVS-Psi objetiva divulgar a Biblioteca Virtual em Saúde e sua importância como fonte de pesquisa.
Explore a BVS, clique aqui!
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Apepp) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) são parceiras e promovem o Dia Nacional da BVS-Psi nos cursos de Psicologia.
Serviço – Dia Nacional da BVS-Psi
Dia: 28 de agosto de 2012
Horário: 14h30
Onde: http://www.iptv.usp.br/portal/home.jsp
A BVS-Psi estará presente na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia – 20 a 22 de setembro de 2012, no Anhembi, em São Paulo.