PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

sábado, 4 de outubro de 2014

AUTOESTIMA CONT....

      

  Como disse anteriormente, o autoconceito e a autoconfiança são os dois pilares que dão sustentação a autoestima.  Esta surge da autoimagem positiva ou negativa que temos de nós; trata-se  de uma série de processos embasados nas palavras e impressões que vemos, ouvimos e internalizamos ao longo de nossa vida.  Isso significa que, independentemente da família em que nascemos,( rica, pobre ou remediada),  todos estamos vulneráveis  às críticas, comentários verbais ou não verbais.

 Durante os primeiros anos de vida da criança, ela recebe inúmeros estímulos visuais, auditivos e cinestésicos que irão construir sua autoimagem. Assim, quando a criança cresce num ambiente onde todas as figuras de Valencia (pais,irmãos, tios, professores, etc.) fazem questão de registrar sempre os erros, os comportamentos, as atitudes inadequadas dessa criança, ela estará registrando posturas e atitudes sempre reforçadas por essas figuras, primeiro do ciclo familiar e, posteriormente nos outros ciclos sociais tais como: a escola, grupos religiosos, grupos de lazer e posteriormente no  trabalho.

          Quando tais observações são sempre negativas, mesmo sem a intenção de “ofender” e/ou com intenções de "educar"  a criança, ela registrará em seu inconsciente como algo negativo, inadequado, etc. Dessa forma sua autoimagem será construída. Assim, o seu autoconceito se estrutura, ou, desestrutura. Seus comportamentos sempre estarão em ”xeque”. Quando a criança constrói uma autoimagem negativa, crescerá com essa autoimagem e, terá como consequência uma autoconfiança também fragilizada. As consequências desse processo podem se tornar devassadora para um ser humano. Talvez você conheça alguém que está sempre se menosprezando, independentemente do que aconteça na vida dela. Alguém que é incapaz de aceitar um único e singelo elogio. Sim! Até um singelo e honesto elogio sobre a cor  ou o corte do seu cabelo, ou a roupa que está usando torna-se  motivo de graves abalos em sua autoestima. Isso porque  essa pessoa interpreta tudo como uma provocação, uma vez que, a sua autoimagem internalizada é sempre de alguém incompetente, sem graça, feia, (o), enfim, de uma pessoa desprezível.

          A situação torna-se mais difícil quando esta pessoa é muito próxima a você tipo: uma esposa ou esposo, um filho (a) ou a melhor  amiga (o). Ou seja, quanto mais próximos afetivamente estamos dessa pessoa mais difícil se torna a convivência. Isto porque, não importa o quanto você elogia, e tenta elevar a autoestima, essa pessoa sempre estará recuperando em seu "HD", (Disco Rígido),  as marcas de sua infância.


Gostaria que aproveitasse esse intervalo e registrasse em uma folha de papel, todas as lembranças que julga serem responsáveis por sua baixa autoestima.......