A NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nas últimas décadas,
aumentou o interesse pelos problemas de aprendizagem e desenvolvimento
infantil. Assim nasceu a neuropsicologia do desenvolvimento infantil. Essa disciplina aborda a relação
entre o processo de maturação do sistema nervoso central e o comportamento
durante a infância. Essa disciplina da neuropsicologia
coloca em um lugar de destaque a avaliação do neurodesenvolvimento na
prevenção e detecção precoce de possíveis distúrbios. Chávez (2003) afirma que,
para determinar se uma criança tem problemas no seu
neurodesenvolvimento, é
importante conhecer a organização e o desenvolvimento normal do sistema
nervoso central. Isso ocorre porque
o conhecimento sobre o sistema nervoso e seu desenvolvimento é a base para a
prevenção e detecção de diferentes distúrbios. Da mesma forma, Rains (2003) refere-se a
alterações no sistema nervoso e maturidade cerebral devido a causas pré, peri
e pós-natais. Essas alterações, em quase todos os casos,
resultam em distúrbios neuropsicológicos na infância. Além disso, se não
forem detectados a tempo, podem aumentar as sequelas: é por isso que os
autores enfatizam a importância da neuropsicologia do desenvolvimento
infantil. Outros autores, como
Weber e Reynolds (2004), enfatizam
a influência de fatores ambientais no desenvolvimento do cérebro. Assim,
realizam estudos nos quais analisam a associação entre a plasticidade
cerebral e os eventos traumáticos na infância. Os autores explicam que, nos
Estados Unidos, das crianças que sofrem abuso anualmente (evento traumático),
entre 27% e 100% desenvolvem
problemas físicos, comportamentais, sociais, cognitivos ou emocionais. O estudo da
neuropsicologia do desenvolvimento infantil se concentra nos fatores de risco
e possíveis distúrbios psicopatológicos e
neuropsicológicos que estes podem causar em meninos e meninas. Segundo os autores Cuervo
e Ávila, a etiologia
das lesões cerebrais infantis
pode ser classificada de acordo com vários indicadores e com o momento em que
ocorrem: ·
Pré-natal (toxoplasmose, desnutrição intrauterina, abuso
intrauterino, entre outros). ·
Perinatal (hipóxia, mecônio…). ·
Pós-natal (trauma cranioencefálico, infecções, desnutrição …). Daí a importância de um
histórico médico completo na avaliação. Isso deve incluir todas as
informações relacionadas às características e condições do desenvolvimento
durante os primeiros anos de vida. Alguns autores classificam as principais causas
de lesão cerebral de acordo com o tipo de dano em: ·
Traumáticas ·
Vasculares (hemorragia). ·
Infecciosas (meningite, toxoplasmose). ·
Metabólicas (galactosemia). ·
Neurotóxicas. Esses autores enfatizam a
importância da plasticidade cerebral e da maturidade neuropsicológica na
infância para avaliar sequelas e recuperação após uma lesão. Alguns autores afirmam
que a
avaliação da neuropsicologia do desenvolvimento infantil não é igual à
avaliação do adulto. Isso ocorre porque a
neuropsicologia do desenvolvimento tem como principal objetivo estudar o
desenvolvimento das funções cognitivas e sua relação com a maturidade
cerebral ao longo da vida. Por isso, a
neuropsicologia do desenvolvimento infantil concentra-se em: ·
Em primeiro lugar, nas diferenças na maturidade cerebral desde o
nascimento até a adolescência entre meninos e meninas. ·
Nas diferenças entre o cérebro adulto e o cérebro em
desenvolvimento. ·
No padrão inverso observado no desenvolvimento da substância
branca frente à substância cinza. A maturidade
neuropsicológica é definida como o
nível de organização e desenvolvimento maturacional que permite um
desenvolvimento das funções cognitivas e comportamentais, de
acordo com a idade cronológica da pessoa. São destacadas as mudanças durante
o desenvolvimento, especialmente na infância. Dessa forma, a avaliação
e intervenção da neuropsicologia do
desenvolvimento infantil devem partir de objetivos específicos, de acordo com
a idade da menina ou do menino. Na infância, a
etiologia dos distúrbios neuropsicológicos pode estar localizada em dois
grupos: ·
Primeiro, indivíduos com comprometimento específico do desenvolvimento
maturacional. ·
Segundo, os indivíduos que, após um desenvolvimento inicial
normal, sofrem
um acidente patológico que deixa sequelas que alteram o
desenvolvimento de maneira focal ou difusa. ·
Destreza manual. ·
Orientação direita esquerda. ·
Praxias orofaciais. ·
Controle verbal de habilidades motoras. ·
Percepção. ·
Visual. ·
Auditiva. ·
Tátil. ·
Habilidades
de linguagem oral responsivas e
expressivas. ·
Aspectos psicoeducacionais. ·
Verbal e não verbal. ·
Curto e longo prazo. ·
Questionário de Maturidade Neuropsicológica Infantil (CUMANN). ·
Teste ENI (Avaliação Neuropsicológica Infantil). Para concluir, fica claro
que a intervenção neuropsicológica do desenvolvimento infantil
deve ser global. Em sociedades como a atual, são
urgentes a detecção, reabilitação
e estimulação de funções que
favorecem a maturidade neuropsicológica. Portanto, é importante desenvolver
disciplinas como a neuropsicologia do desenvolvimento infantil, com o
objetivo de proteger a saúde da criança.
A
neuropsicologia do desenvolvimento infantil é uma disciplina que une a
psicologia e a neurologia. A verdade é que, nos últimos anos, ela se
desenvolveu muito, pois estamos cada vez mais conscientes de tudo que podemos
fazer para melhorar a vida das gerações futuras.
Origem das lesões
cerebrais infantis
Avaliação
neuropsicológica do desenvolvimento infantil
Maturidade
neuropsicológica
Avaliação do
neurodesenvolvimento infantil
Áreas que devem
ser avaliadas em neuropsicologia infantil
Habilidades
motoras
Linguagem
Memória
Alguns testes
neuropsicológicos do desenvolvimento infantil