PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019


Metas e objetivos de vida ajudam no bem-estar da mente
Se você não tem muitas metas de vida, veja por onde começar


Escrito por Adriana de Araújo
Psicologia - CRP 56802/SP
Por Especialistas - Em 7/10/2016

Desde cedo, algumas pessoas já se organizam com estratégias e planejados para um melhor resultado. Traçar metas e objetivos de vida é muito importante por várias razões, como:
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
·         Ter mais motivação no dia a dia
·         Ser capaz de modificar estratégias e escolhas ao longo do processo
·         Avaliar os resultados durante o caminho
·         Autonomia
·         Liberdade
·         Independência
·         Maior segurança.
Como estabelecer minhas metas?
Existem muitas maneiras de estabelecer metas. Por exemplo, você pode começar com objetivos mais simples que você já sabe que consegue mais facilmente alcançar e depois ir aumentando a complexidade do que deseja. Há quem já comece com objetivos mais ousados e difíceis, porém, para que dê certo, é preciso organização e disciplina (que nem sempre é fácil). Quem se propõe a fazer algo é preciso estar compenetrado e focado no caminho do sucesso.
Entender melhor o modo de estabelecimento de objetivos para que essa ação ajude na motivação pessoal é essencial. Seguem algumas dicas abaixo. Procure responder de forma detalhada as perguntas que formulei, pois tenho certeza que vão lhe ajudar:
1) O que você quer?
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
2) Como pretende alcançar seus objetivos?
3) Quais estratégias pretende usar?
4) Quem você conhece que sabe fazer o que você precisa?
5) Quando pretende começar?
6) Quando pretende terminar?
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
7) Durante o processo, como vai mensurar suas conquistas?
A cada ação é possível avaliar o resultado e seguir em frente ou redirecionar o trajeto. Essas sete perguntas são muito úteis no processo de execução. Você agirá e mensurará os resultados obtidos.
Objetivo traçado: como começar?
É importante separar e entender a diferença entre construir um objetivo e construir a forma de atingir um objetivo.
Quais caminhos você vai criar ou percorrer para alcançar seus desejos? Quem não tem por hábito se planejar e acaba vivendo a vida sem programação, pode ter dificuldade de iniciar um plano de ação. Então, como seria esse começo? É importante ter objetivos em todas as áreas da vida? Ou ter apenas um objetivo seja ele profissional ou pessoal? Um ou outro já seria suficiente para termos bons resultados?
Para iniciar esse novo olhar para vida com metas e objetivos o melhor mesmo é começar por uma única área da vida que você consiga mensurar o resultado e que dependa mais de você do que dos outros. Além de ser mais fácil para você administrar o que quer. Sendo assim, você poderá responder em qual área da sua vida você tem maior autonomia para que esse seja o caminho do seu sucesso.

QUE TODOS OS SEUS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS EM 2020
Fim de ano chegou e não cumpri minhas metas, e agora?
Em vez de se culpar, veja como planejar melhor os objetivos do próximo ano


Escrito por Adriana de Araújo
Psicologia - CRP 56802/SP
Por Especialistas - Em 6/12/2016

Muitas pessoas se organizam para um ritual de planejamento no começo de janeiro de cada ano: fazer uma lista de objetivos a serem realizados nos próximos 12 meses. Nesse momento, os sonhos, desejos e expectativas ficam aflorados. É uma delícia pensar: "ano novo, vida nova". Essa energia de pensar no que se quer, em manter o que já se tem e ter força para alcançar novos desafios é mágico. É um período prospero para a leveza das nossas fantasias. Saber o que se quer, ter uma missão, um objetivo especial é mesmo um passo importante para várias pessoas. Porém, a frustração vem quando o ano termina e as metas foram pouco cumpridas ou não foram atingidas.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Os sentimentos mais comuns relatados por quem não teve o sucesso de concretizar seus sonhos são: frustração, culpa e medo. A frustração acontece, porque se acreditou ser capaz de realizar algo que não aconteceu. A culpa vem quando o ano acaba e ao olhar para trás a pessoa percebe que poderia ter tomado outros caminhos, ter feito escolhas diferentes e o mal-estar se instala.
"Se eu tivesse feito de outro jeito" é uma frase comum nesse momento de dor emocional. Porém, não passa de uma grande ilusão e confusão da mente. Olhar para trás nos serve de aprendizado para agir diferente no presente e futuro, mas jamais para imaginar um passado alternativo que nos puni sem oportunidade de defesa. O sentimento de medo faz parte da preocupação, por exemplo, de não ser capaz de agir de modo transformador numa próxima oportunidade.
Um bom caminho para não ativar esses sentimentos negativos é ,quando for fazer a lista de metas para o novo ano, ter uma avaliação se ela é uma lista de desejos aleatórios ou uma lista a ser realizada. Se for somente de sonhos, não haverá frustração caso não seja concretizada.
Se for mesmo um planejamento é preciso, então, outras estratégias, definir:
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
a) O que se quer: especificando o desejo;
b) Quando se quer: definir prazos;
c) Estabelecer formas de avaliar os resultados durante o processo nesse caminho de conquista;
d) Planejar como será feito.
BOAS FESTAS E SUCESSO EM SEU PLANEJAMENTO PARA 2020!