PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015


  FELIZ ANO NOVO!
                                           BY: VMC






Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre a sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho no seu cabelo.  - Provérbio Chinês


Ano novo, vida velha! Para que você possa mudar essa realidade, terá que  se convencer que o ano somente será feliz se você decidir que será. Assim é o nosso destino ou nossa existência.  Sem dúvida que no decorrer da vida  cada um de nós, viveremos  milhares de acontecimentos e experiências. Muitas serão positivas outras tantas serão inevitavelmente negativas porém, todas serão necessárias ao nosso crescimento. As que ficam marcadas positivamente nos darão forças para continuar tentando,.
Algumas ficarão  marcadas  em  nossa história com pesar, tristeza e traumas emocionais  porém, nós somos muito mais que a nossa história. O ser humano, é na verdade muito mais que aquilo que lhe aconteceu, é muito mais do que suas emoções, traumas, seus sentimentos ou até mesmo os seus pensamentos. Na verdade, somos tudo isso! o Ser humano é na verdade o somatório do antes, durante e depois de sua existência.

            Você, e  eu, somos “aquele” que viveu, vive e viverá ainda  todas as experiências necessárias ao nosso aprendizado. Muitas serão extremamente sofrível , porém,  podemos escolher até que ponto tais experiências que  nos afetam o modo como nos relacionamos conosco, com os outros e com o mundo. Somos seres prospetivos (voltados para o futuro), podemos escolher aquilo que queremos que influencie os nossos pensamentos. Temos o poder de escolher aquilo que desejamos que predomino em   nossa   cabeça                             ( pensamentos, sentimentos, emoções, etc.). As religiões denominam isso de “livre arbítrio”. A psicologia denomina de Autodeterminação ou seja: todos somos capazes de escolher e determinar nosso desejo e nossa trajetória de vida. Mesmo que as adversidades nos seja  um grande empecilho, mesmo assim, temos a força interior capaz de vencer todo e qualquer obstáculo, desde que a vontade interior seja mais forte.
A força interior tem sido descrita ao longo da existência humana como Fé, autoestima, autoconfiança dentre tantos outras denominações. No fundo, são denominações distintas para uma mesma energia. A força interior nada mais é que a força que direciona nossos comportamentos. Caso esses comportamentos estejam contaminados pelos vícios da vaidade, do medo, da humilhação, da baixa autoestima, do desamor etc. seguiremos realizando os mesmos comportamentos e obviamente obtendo os mesmos resultados. Se resolvermos modificar nossos comportamentos, muito provavelmente obteremos novos resultados. Isso lhe parece lógico?
Enfim, desejo que seu ano de 2015 seja realmente feliz com todos os seus desejos encaminhados para atingir seus objetivos familiares, profissionais, econômicos, espirituais, enfim que a felicidade lhe sorria a cada dia conforme seus méritos!