PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

MÍDIA X AUTOESTIMA

AUTOESTIMA COMO SUBSTRATO DA FAMÍLIA X MÍDIA

Infelizmente, somos todos vítimas do mercado digital. Desde os primórdios da propagação da comunicação inter-humanos uma vez que, os meios de comunicação por mais primários que possam ser, sempre prevalecem em detrimento do indivíduo. Exemplo da hierarquia familiar (pai-mãe-filhos) concomitante as interferências de parentes, ascendentes e descendentes. A partir do advento da globalização a mídia tem sido inegavelmente o principal MODELO no qual nossa sociedade tem se espelhado para determinar as principais questões da humanidade. Quem somos? O que somos? O que comemos? O que vestimos? O que aprendemos? etc..etc...
A mitologia grega , nos escritos de Sigmund Freud, demonstra o terrível episódio de Narciso que, até o momento em que não tivera a chance de ver sua imagem refletida no espelho d´agua, era um jovem lindo, amigo, companheiro, e muito feliz. Todos que o conhecia sabiam reconhecer sua generosidade, gentileza, simplicidade e, essencialmente sua beleza estonteante. Porém, no momento em que a mídia da época (o famoso boca-a-boca), o assediava sistematicamente, a ponto de lhe incomodar até sucumbir a determinação dos deuses de que, jamais poderia ver-se, ou seja, jamais poderia permitir-se  refletir sua imagem, seja de que modo for.
  Assim, passeando pelo lindo bosque, havia um lago translucido à sua frente, e não resistindo a curiosidade de comprovar o que todos que dele se aproxima dizia...”Como és lindo” ! “Como sua beleza nos alegra”, “como sua beleza é estonteante”, “És belíssimo!! Perfeito”!...etc...etc...etc... olhando o lago, debruça-se sobre o espelho d´água e ver-se refletido. Sua surpresa e seu encantamento fora tão terrível que o encanto se rompera e o transformou em uma flor que, não por acaso, denominaram-na de narciso.



Mitologia à parte, não podemos negar que apesar de milhares de anos se passaram  e até hoje, por mais incrível que possa parecer, nós, pobres seres humanos , vivemos à revelia de nós mesmos, vivemos e nos comportamos sob a égide da ditadura da mídia modelando nossos  sentimentos e nossos comportamentos a partir dos modelos pré-determinados, não importando os canais midiáticos  (tambor, fumaça, computador, watsap...etc..etc..etc.). Ou seja continuamos vivendo numa sociedade extremamente paradoxal.
Sempre acreditei que, se não existissem espelhos, jamais nos sentiríamos inadequados pois, jamais teríamos um “modelo” de beleza a ser seguido. Bastaria as informações daqueles que nos amam, reforçarem nossos reais valores, e tudo ficaria bem...Assim como Narciso durante toda sua infância, adolescência, até que sucumbiu. Ou seja: Se tenho consciência que sou amada (o) como sou, tudo fica em harmonia comigo mesmo, com meu corpo, com minha aparência, e com certeza meus comportamentos seguirão o fluxo normal. Simples assim! Serei um ser completo, produtivo e feliz.

Infelizmente não foi essa lógica tão simples e tão natural que orientou e orienta nossa sociedade. Desde as décadas de 20,30, 40 que a mídia tem buscando ditar “moda”, comportamentos, sentimentos, emoções e, tendências ideológicas. O consumismo exacerbado tem sido amplamente alardeado em todos os continentes desse planeta, independentemente de sua condição econômica, social, religiosa e/ou política. Vender, faturar, acumular fortunas, tem sido a meta dos indivíduos das sociedades voltadas para busca do prazer a partir do TER, em detrimento do SER.