PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Testes psicológicos ou psicotécnicos

Diagnósticos

Testes Psicológicos



Testes psicológicos são ferramentas de trabalho que o terapeuta utiliza para o  ajudar na avaliação do paciente. Basicamente, os testes psicológicos se dividem em dois tipos: psicométricos e projetivos. Os que eu realizo são os testes projetivos.

Testes projetivos fazem uso da sua projeção, ou seja, permitem que a pessoa apresente ao terapeuta aspectos da sua história ou da sua personalidade sem que esta se dê conta. Os testes projetivos que faço são: HTP, TAT e o Rorschach.

O HTP, ou Teste da Casa-Árvore-Pessoa, avalia a personalidade através de desenhos.  O TAT,  ou Teste de Apercepção Temática,  usa as histórias que o indivíduo conta para avaliar a sua personalidade e o seu estado mental.


Já o Rorschach, ou "teste das manchas", fornece interpretações ao que é mostrado em dez pranchas com manchas de tinta simétricas.  Através das respostas do paciente, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do mesmo. Este teste recebeu seu nome em homenagem ao seu  desenvolvedor, o psiquiatra suíço Hermann Rorschach.

Apesar de alvo de muitas críticas, o Rorschach é amplamente utilizado em vários países (principalmente na Europa) e muito respeitado pelos profissionais na área de saúde mental.  O Rorschach, por se tratar de um teste complexo e de avaliação mais profunda, não é utilizado por todos os profissionais da psicologia. Ele requer  um estudo específico, bem como extensa experiência na execução do mesmo, a fim de que não seja interpretado erroneamente.  Dada a sua complexidade, poucos psicólogos trabalham com o Rorschach.
Dúvidas? Questionamentos? esclarecimentos? opiniões? todos são bem vindos!
Abraços fraternos,
Vera Maria