Avaliação psicológica - Avaliação neuropsicológica - Psicodiagnóstico
By VMC - Jul/18
Em se tratando de emoções a maioria das pessoas e, principalmente as crianças não conseguem expressar com exatidão o que estão sentindo, onde está doendo ou, que tipo de mal estar estão passando. A maioria não entende porque sofre de algumas perturbações, porque tem pesadelos, porque tem medo de escuro, porque tem medo de dormir sozinhos, porque não conseguem prestar atenção na aula, porque brigam por qualquer motivo, porque não conseguem se relacionar com outras pessoas, etc., etc.
É sabido que todos esses transtornos emocionais refletem no comportamento das pessoas seja no trabalho (quando adultos) seja na escola (quando crianças). A maioria desses transtornos emocionais são identificados na escola através do desempenho (déficit de aprendizagem) dessa criança na escola ou seja, ela não consegue acompanhar as outras crianças. Seu desempenho cognitivo não atinge o mínimo necessário para continuar acompanhando uma turma.
Considerando que a escola, bem como a sociedade , trabalham com dados estatísticos, ou seja, com a maioria. Dessa forma, uma criança que não acompanha a média, numa determinada sala de aula, sofrerá as consequências. A maioria é reprovada uma, duas, três, até que se convence que não tem competência e desiste de frequentar uma escola.
A grande injustiça está em constatarmos que a maioria dos estudantes que evadem da escola são inteligentes e competentes porém, não foram devidamente diagnosticados e orientados. Ainda bem que esses "evadidos" quando bem formados em seu caráter, conseguem alcançar o auge do sucesso se destacando em algumas áreas da sociedade cuja avaliação escolar não lhe é cobrada. Assim temos grandes empreendedores que conquistam milhões de dólares e não necessitaram de graduações escolares. Porém, infelizmente, a nossa escola acaba sendo o pior pesadelo daqueles que não se encaixam no modelo pré-estabelecido. Diante disso, podemos imaginar quantos gênios a humanidade deixou de admirar!
As neurociências estão avançando aceleradamente, nas últimas décadas, descobrindo, divulgando e, comprovando as mais complexas maravilhas do cérebro humano e as inúmeras capacidades até então desconhecidas. A plasticidade cerebral aliada as infinitas possibilidades da cibernética (!! ) é uma das mais brilhantes constatação dos últimos cem anos!
Assim, quando a Psicologia divulga as diversas possibilidades de "acessar" o cérebro através de testes psicológicos (Avaliação psicológica) de uma criança com dificuldades de aprendizagem ou de um adulto com transtornos de comportamentos ou psicossomatização, estamos concretamente abrindo "portas" e "janelas" de uma consciência em sofrimento. Com um psicodiagnóstico bem realizado, a psicologia, conjuntamente com as outras ciências do comportamento poderão intervir e redirecionar sentimentos e comportamentos minimizando e até eliminando toda dor, sofrimento e todas as dificuldades que uma criança ou um adulto, em fim, de seres humanos que vivem nesse mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário