PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quinta-feira, 16 de julho de 2015

PSICOTERAPIA CONTEMPORÂNEA

Orientação psicológica on-line

A orientação psicológica mediada por computador (on-line) é regulamentada, atualmente, pela Resolução CFP Nº 011/2012 (que revoga a Resolução CFP Nº 012/2005).
De acordo com a Resolução em vigor, alguns serviços psicológicos mediados por computador, como a orientação psicológica, podem ser oferecidos pelo profissional de Psicologia, desde que o Código de Ética Profissional do Psicólogo seja respeitado e que os serviços sejam pontuais e informativos. A resolução vigente permite um número máximo de vinte (20) atendimentos.
Desse modo, por meio do Skype - por digitação, vídeo e/ou voz -, o cliente pode ser atendido por um profissional qualificado. Essa possibilidade de atendimento é interessante para o cliente na medida em que facilita o acesso aos serviços psicológicos - seja por reduzir distâncias, otimizar tempo e/ou diminuir custos.
O(a) psicólogo(a) ficará responsável por adotar procedimentos técnicos que garantam o sigilo da comunicação e que reduzam a vulnerabilidade do meio eletrônico e orientará o(a) cliente a fazer o mesmo. Por se tratar de um meio vulnerável, alguns cuidados devem ser tomados para que se proteja o sigilo do contato mediado por computador: evitar a utilização de computadores públicos; apagar os registros e históricos dos programas utilizados durante o atendimento; manter o antivírus atualizado e o firewall ativo. Sugere-se que o cliente esteja em um ambiente mais adequado ao atendimento - reservado, seguro e, de preferência, silencioso.
A orientação psicológica on-line não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial; ela tem por objetivo trabalhar questões pontuais de maneira breve, focal e específica. Caso, durante o atendimento psicológico on-line, mostre-se necessário aprofundar um acompanhamento, o cliente será adequadamente encaminhado para um atendimento psicológico presencial. 
http://www.psicologiaviva.com.br/consultorioonline/apresentacao.xhtml


Leia mais: http://www.espacodepsicologiaonline.com.br/servicos/orientacao-psicologica-on-line/

Nenhum comentário: