PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ID-EGO-SUPEREGO- CONT...


TIPOS PSICOLÓGICOS SEGUNDO FREUD


         Os  seres humanos se constituem em variedades de quase infinita multiformação. podemos, entretanto, delimitar alguns tipos psicológicos gerais, fundamentando-nos no estudo da libido. Deve-se , por outro lado, , ressaltar que a descrição de tipos não mantém , para Freud, nenhuma relação a psicopatologia, muito embora, em suas expressões externas, possam aproximar-se  dos quadros clínicos, vedando, assim a brecha entre normal e patológico. Com tal ressalva feita, é possível  descrever três tipos  libidinais básicos, de acordo com a localização predominante da libido em diferentes setores da personalidade:
tipos libidinais: estão subdivididos em: Tipo erótico: cujo interesse principal está centrado na vida amorosa: amar e ser amado.São dominadas pelo temos de perder o amor ou tornar-se dependente da pessoa amada.
Tipo 




         Os tipos podem existir sem que haja  a presença de patologia. Aliás, através de seu estudo, não é possível desvendar nenhum aspecto marcante  relativo à gênese nem das neuroses nem das psicoses. Os tipos puros, onde predomina o investimento libidinal  em uma única instância psíquica, não são,  em geral  propensos a conflitos psíquicos condicionantes da neurose ou psicose.
         Entretanto, no caso de desenvolvimento de perturbações na personalidade, os tipos  eróticos evoluiriam para a histeria, enquanto que os tipos obsessivos voltar-se-iam predominantemente, para a neurose obsessiva. As pessoas de tipo narcisista, pela independência que mostram em relação ao mundo externo, estariam mais propensas à psicose, além  do fato de poderem apresentar alguns fatores essenciais que o condicionam à criminalidade.

Nenhum comentário: