PSICOPEDAGOGIA NEUROPSICOLÓGICA - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS.REABILITAÇÃO COGNITIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA CLÍNICA, NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA - DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM, SÍNDROMES DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

personalidade segundo Sigmund Freud


TIPOS PSICOLÓGICOS SEGUNDO FREUD
(PREDOMÍNIO DO ID)
 By: VMC


         Os  seres humanos se constituem em variedades de quase infinita multiformação. podemos, entretanto, delimitar alguns tipos psicológicos gerais, fundamentando-nos no estudo da libido. Deve-se , por outro lado, , ressaltar que a descrição de tipos não mantém , para Freud, nenhuma relação a psicopatologia, muito embora, em suas expressões externas, possam aproximar-se  dos quadros clínicos, vedando, assim a brecha entre normal e patológico. Com tal ressalva feita, é possível  descrever três tipos  libidinais básicos, de acordo com a localização predominante da libido em diferentes setores da personalidade:

Tipos libidinais – estão subdivididos em dois segmentos:
1 – TIPO ERÓTICO: seu interesse principal está centrado na vida amorosa:amar e ser amado – são dominadas pelo temor de perder o seu amor – tornam-se dependentes da pessoa amada.
2. _ TIPO OBSESSIVO: predomínio do superego que se separou do ego: dominados pela angústia da consciência ao invés do medo de perder o amor.dependencia interna decorrente de injunções morais, educativas e conservadoras

TIPOS NARCISISTAS: características negativas- sem tensão entre o Id e o superego – sem domínio das necessidades eróticas – independentes, que não se deixam intimidar – ego agressivo – disponibilidade para ação – preferem amar, a serem amados – fortes emocionalmente – revolucionários – líderes, etc.
TIPOS ERÓTICOS OBSESSIVOS: impulsos libidinais restringidos pelo superego – dependentes de pessoas que desempenham papéis importantes em sua vida atual e passada (pais, educadores, etc.)

TIPO ERÓTICO-NARCISITA – é o mais comum dos tipos – reúne características contrastantes que se atenuam mutuamente – combina o interesse por si e o interesse pelos outros.
TIPO NARCISITA-OBSESSIVO – representa a variante mais valiosa do ponto de vista cultural – combina a independência em relação a fatores do mundo externo (narcisismo) com submissão aos imperativos da consciência (obsessivo) e a capacidade para a ação enérgica. Ego fortalecido capaz de enfrentar as exigências do superego.

         Importante ressaltar que  esses tipos podem existir sem que haja  a presença de patologia. Aliás, através de seu estudo, não é possível desvendar nenhum aspecto marcante  relativo à gênese nem das neuroses nem das psicoses. Os tipos puros, onde predomina o investimento libidinal  em uma única instância psíquica, não são,  em geral  propensos a conflitos psíquicos condicionantes da neurose ou psicose.
         Entretanto, no caso de desenvolvimento de perturbações na personalidade, os tipos  eróticos evoluiriam para a histeria, enquanto que os tipos obsessivos voltar-se-iam predominantemente, para a neurose obsessiva. As pessoas de tipo narcisista, pela independência que mostram em relação ao mundo externo, estariam mais propensas à psicose, além  do fato de poderem apresentar alguns fatores essenciais que o condicionam à criminalidade.


Nenhum comentário: